É tradicional: de dois em dois anos, costuma-se administrar os Sacramentos da Iniciação Cristã na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
O Dia de Pentecostes costuma ser reservado para a BNL. Este ano, o dia 15 de Maio não foi excepção. Com a Capela de Nossa Senhora do Mar completamente cheia, foram baptizados dois catecúmenos e crismados dezoito fiéis, alguns dos quais realizaram, também, a sua primeira comunhão.
A celebração festiva foi preparada pelo capelão da BNL, P. Licínio Silva, e concelebrou o Vigário Geral do Ordinariato, P. José Ilídio.
Na homilia, D. Manuel Linda comentou a passagem do Evangelho onde se lê: “O Espírito Santo vos recordará quanto eu vos disse“. Afirmou: “Recordar não é simplesmente um dado da memória ou inteligência. É antes um acto de coração. Aliás, a palavra «recordar» é composta de «re» mais «cor», que significa coração. Recordar, é trazer para o coração o que se sabe friamente na inteligência. Funciona como no prendimento amoroso: é no contacto com o outro que ele «entra» no coração e se torna insubstituível. E esta é uma tarefa sempre em aberto: fazer a migração da fé da inteligência para o coração. Sem isso, a fé desaparece“.
No final, o Ex.mo Comandante da Base Naval de Lisboa, CMG Proença Mendes, que também participou na celebração, bem como o seu Segundo Comandante e outros militares, com o requinte típico da Marinha, ofereceu o almoço aos catequistas e celebrantes.