A 19 de Dezembro, a EA, sediada no antigo convento de Mafra, celebrou a festa de Natal. Evidentemente, não podia faltar a Missa.

Esta foi celebrada na bela e ampla capela privativa da Unidade. Participou o Comandante, GEN Ormonde Mendes e muitos outros militares e civis. Um coro ajudou a liturgia.

Concelebraram com o senhor Bispo o Vigário Geral Castrense, P. José Ilídio, o Pároco local, P. Luís Barros, bem como o Capelão, P. Paulo Silva. Na homilia, D. Manuel Linda acentuou a novidade da presença de Deus entre nós no seu Filho Jesus Cristo: “Como sabemos, só o cristianismo crê que Deus de fez Homem. Aqui está a novidade da nossa fé. E se Deus assumiu a nossa condição humana, é sinal de que todas as pessoas, homens ou mulheres, são portadoras de uma inefável dignidade que nada nem ninguém poderá retirar. Embora não seja essa perspectiva religiosa que motiva a sua existência, na prática, a função das Forças Armadas e das Forças de Segurança insere-se precisamente nesta tarefa de preservar, defender e promover a dignidade de cada cidadão nacional e até das pessoas de qualquer parte do mundo onde Portugal for chamado a actuar em missões de paz. Tende isto presente. E exercei a vossa importantíssima tarefa como quem sabe descobrir a «imagem e semelhança» de Deus em cada homem ou mulher. E que este Menino, o «Deus-connosco» anunciado pelos profetas, seja sempre a vossa força”.

A seguir à celebração, todos almoçaram no refeitório de praças. De notar o requinte e o bom gosto, acentuados por um quarteto de sopro da Banda do Exército que executou canções de Natal.