A 29 de Março, D. Manuel Linda visitou pastoralmente a Escola de Tecnologias Navais do Alfeite.

Acompanhado pelo Capelão Adjunto para a Marinha e Vigário Geral do Ordinariato, foi recebido pelo Superintendente do Pessoal e pelo Comandante deste Estabelecimento de Formação. Após contactos com uma delegação de militares, dirigiu-se ao auditório para pronunciar uma conferência com o título “A difícil construção europeia”.

Seguindo de perto quanto o Papa Francisco havia dito aos Chefes de Estado e de Governo dos “vinte e sete”, na semana anterior, aquando da comemoração dos sessenta anos da assinatura dos Tratados de Roma, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança colocou a ênfase na identidade europeia enquanto respeito e promoção da dignidade humana e da paz: “Evidentemente, a pessoa é um conjunto de relações e de necessidades que vão desde a economia à saúde, da técnica à educação, do desporto à segurança, da aventura e do turismo à religião. Mas no centro e a dar consistência a tudo isto está a sua dignidade. Como tal se se privilegiasse apenas um sector e se se esquecesse a pessoa –qualquer pessoa, mesmo a que nos bate à porta como imigrante- preverter-se-ia o ideal da Europa unida, a qual, no dizer do então Ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Spaak, é «uma particular concepção de vida, fraterna, justa, à medida do homem». Ora, quando vemos o peso atribuído à economia, temos de nos interrogar sobre a fidelidade às razões que justificaram a extraordinária realização da Europa Unida”. Mas chamou a atenção para as “razões de esperança” que nos devem levar a acreditar no projecto europeu, tal como também referiu o Papa Francisco.

Após intervalo, D. Manuel Linda presidiu à Missa e «comunhão pascal», celebrada no mesmo auditório da conferência. Estiveram presentes todos os capelães que prestam serviço na Marinha. Um coro de marinheiros ajudou a assembleia a rezar.

A visita terminou com o almoço e assinatura do «livro de honra».