Na manhã do dia 20 de Dezembro, a ampla capela do novo Regimento de Apoio Militar de Emergência, de Abrantes, foi pequena para acolher quantos se dispuseram a participar na Missa de Natal.
Com o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, concelebraram o Pároco local, Cón. José da Graça, e o Capelão, P. António Joaquim. Presentes o Comandante, COR César Reis, militares, autoridades civis, representantes da GNR e da PSP, familiares e um grande número de recrutas daquela que será a primeira incorporação no Exército a partir deste Regimento com cerca de dois meses de vida. O canto coral foi assegurado pelos escuteiros do Agrupamento 1093, da Chainça, do CNE.
Na homilia, D. Manuel Linda referiu que o próximo ano de 2017 será marcadamente mariano, devido ao centenário das aparições de Fátima. E a respeito de Nossa Senhora, referiu: “A Igreja que formamos sempre a viu como modelo da vida crente. Ela, de facto, recebe Jesus, anda com Jesus no seu coração e entrega-O ao mundo. E estas são, também, as etapas a percorrer por todo o crente católico: abrir o coração ao Redentor, permitir que Ele faça morada no nosso coração e ser evangelizador do nosso mundo pelo exemplo e –porque não?- também pela palavra ou testemunho da fé professada. Caros militares e civis desta mais nova Unidade do nosso Exército, a exemplo de Maria de Nazaré, com Jesus por companheiro de existência, mais facilmente cumprireis as missões que vos são atribuídas que é de socorro, fundamentalmente em situações de catástrofe”.
No refeitório geral, o primeiro Comandante deste RAME deu as boas vindas ao senhor Bispo e, no fim de almoço, este assinou o livro de honra e procedeu-se a fotos de grupo.