A 20 de Outubro, cerca de uma centena de antigos militares e suas famílias, reuniram-se na Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (Benavente) para o tradicional encontro do “Grupo da Capela”.

Esta designação deve-se a um facto simples: quando, por 1995, a Unidade deixou a zona ribeirinha de Lisboa, para aí se construírem as estruturas da «Expo 98», verificou-se que, nas novas instalações, acabadas de construir, não havia capela. Então, um grupo de militares meteu mãos à obra e adaptou um espaço que é, hoje, a bonita e funcional capela desta Unidade.

Como muitos dos militares e civis dessa altura já não estão no activo, decidiram reunir anualmente para convívio e oração. É que, uma vez que no dia de finados cada um estará disperso pelas suas terras, quis  este grupo encontrar um dia, próximo do 2 de Novembro, para rezar pelo eterno descanso dos que já partiram e dar graças a Deus pela vida dos que serviram o Exército nesta UAGME. Além disso, evidentemente, pretende ser um dia de confraternização.

D. Manuel Linda presidiu à Missa. Na homilia frisou o valor deste convívio: “Numa sociedade fortemente individualista, o sabermos encontrar-nos e sorrir em conjunto, já possui um valor quase religioso. Mas, no meio do convívio humano, saber «conviver» com Deus constitui a dimensão máxima da nossa fé. Cultivem sempre, portanto, esta dupla dimensão. Aliás, uma como que supõe a outra. Se acontecesse somente o convívio humano, ficar-se-ia na mera dimensão horizontal. Com a referência ao «Divino», entra-se também na vertical ou transcendental. E como acontece com as representações, a tridimensionalidade é muito mais real que as simples «duas dimensões”.

No final da Missa, procedeu-se ao descerramento de uma placa alusiva ao encontro. E, na despedida, o Comandante, Cor Amorim Ribeiro, ofereceu ao senhor Bispo uma «cresta» com o brasão de armas da Unidade.

É capelão -muito apreciado- desta UAGME o P. Jorge Almeida, que acumula com outras Unidades da Força Aérea, Ramo ao qual pertence.