No dia 11 de Março, com uma soleníssima Eucaristia na igreja de São José, agradeceu-se e comemoraram-se vinte e cinco anos do Comando Operacional dos Açores.
Foi em Ponta Delgada. A igreja estava cheia com militares, muitas individualidades locais e os paroquianos. Óbvio destaque para o ALM Mendes Calado, Chefe de Estado-Maior da Armada, em representação do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, e para o GEN Amândio Miranda, actual Comandante Operacional dos Açores.
Presidiu D. Manuel Linda, acompanhado por todos os Capelães Adjuntos dos Ramos, pelo Pároco de São José e outros sacerdotes. Na homilia, saudou os militares que hoje e sempre asseguram a portugalidade, a coesão e a liberdade desta belíssima Região Autónoma. Comentando o Evangelho do dia, no qual Jesus afirmava que “todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela” (Jo 2, 21), referiu: “As boas e as más acções de que fala o Evangelho não dizem respeito, apenas, à vida íntima e pessoal: também englobam a vida social, em comunidade. Evidentemente, aquilo que os malfeitores mais desejariam seria ter as portas abertas para poderem cometer as suas atrocidades. Mas para o mal não pode haver portas abertas. Por isso, aí estais vós, caros militares, juntamente com as Forças de Segurança, como sentinelas ou vigilantes para que o malvado não possa semear o terror e a morte. Assim, mesmo sem disso vos dardes conta, sois vós quem se constitui como luz. Evidentemente, alguns não gostam de vós porque, como refere Jesus, «aquele que pratica más acções odeia a luz». Os Açores e o todo nacional esperam que continueis a ser esta referência de luz e bem, ainda que com forte prejuízo vosso e das vossas famílias, pois muitos de vós encontram-se deslocados”.
A Missa foi acompanhada pelo brilhante Coral de São José.