Foi pequena a capela do Campo Militar de Slim Lines, no Kosovo, para acolher todos os militares que quiseram celebrar o Natal do Menino Deus, participando na Eucaristia.
Num misto de alegria e de emoção, longe das famílias, longe da terra natal, tal como Nossa Senhora e S. José, abrimos os nossos corações para acolher o Amor, a Paz, a Justiça, que brotam das palhinhas de Belém.
Iluminados pelos cânticos de Natal, tão bem entoados pelo Grupo Coral, lá fomos nós seguindo a caminho indicado pelos anjos, para também nós contemplarmos tão grande maravilha realizada por Deus no meio dos homens.
Trouxemos presentes, tal como os Reis Magos: a nossa entrega a uma causa, a nossa dedicação, o nosso despojamento, o compromisso a desempenharmos sempre com esmerado afinco a missão que nos foi confiada de sermos construtores da paz. Como recompensa levamos a certeza de que o Deus Connosco, o Emanuel, na Sua humildade, na Sua pobreza sempre nos auxiliará nestes nossos propósitos.
Alimentados pela Eucaristia seguimos para a mesa da Ceia de Natal. Saboreando os alimentos tradicionais desta Quadra Natalícia, sentimo-nos em casa e em família degustando os sabores que nos transportaram até ao nosso Portugal.
Foi o Natal aqui no Kosovo. Longe, mas perto, porque o Amor aos nossos e à Pátria assim o exige.
P. Fernando Monteiro, Capelão