É louvável o costume de assinalar as grandes efemérides com uma celebração religiosa. E a Guarda sabe bem fazer isso.
A 21 de Outubro, na Igreja da Memória, Lisboa, a Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana reuniu-se para celebrar a missa de acção de graças pelo seu 8.º aniversário. Presidida pelo Capelão Chefe do Serviço de Assistência Religiosa, P. Agostinho Rodrigues de Freitas, contou com a participação do Exmo Comandante da Unidade, Major General José Nunes da Fonseca, e de Oficiais, Sargentos e Guardas da UCC, que enchiam por completo a Igreja das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
Na homilia, o presidente da assembleia, reflectindo sobre o evangelho próprio do dia, falou da necessidade de saber discernir os sinais dos tempos e referiu a proposta do Papa Francisco para se conseguir este discernimento: silêncio, reflexão e oração.
No dia 24 seguinte, pelas 15H00, presidida pela Senhora Ministra da Administração Interna realizou-se a cerimónia Militar do Dia desta importante Unidade da Guarda, que tem à sua responsabilidade defender a costa marítima portuguesa, que é também da Europa.
P. Agostinho Freitas