Espera-se que constitua o grande acontecimento deste ano para o Serviço de Assistência Religiosa.
Para comemorar o centenário das aparições de Fátima e o da I Grande Guerra, e no âmbito da 36ª Peregrinação Militar Nacional a Fátima, que decorrerá nos dias 1 e 2 de Junho de 2017, o Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas e das Forças de Segurança, pretende internacionalizar a referida Peregrinação e realizar um Seminário sobre “Paz e futuro da humanidade”. Por este motivo, estão já a ser convidados os bispos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que acompanham pastoralmente o sector militar e policial, bem como os Ordinários Militares, mormente os dos Países pertencentes à NATO.
Seminário pluridisciplinar
O Seminário decorrerá no dia 31 de Maio, no auditório do Campus da Amadora da Academia Militar. Com ele, pretende-se: desenvolver e aprofundar uma específica mentalidade de paz entre os agentes (militares, polícias e civis, mormente ligados ao Ministério da Defesa Nacional) mais responsáveis pela sua obtenção, promoção e defesa; comprometer pessoas e Instituições a favor de uma nova ordem internacional, edificada a partir dos direitos humanos e dos valores da paz, da salvaguarda da dignidade da pessoa e da defesa da natureza; promover a paz, a reconciliação e a cooperação à escala global; afirmar Portugal no mundo; divulgar a mensagem de Fátima e promover o turismo religioso; internacionalizar a tradicional Peregrinação Militar a Fátima.
Aberto a vários quadrantes
Entre os possíveis participantes, conta-se com: os mais altos dirigentes das nossas Forças Armadas e das Forças de Segurança; outros militares, agentes de segurança e dirigente políticos, culturais e sociais; Embaixadores, adidos militares e representantes de organismos internacionais; bispos da lusofonia que acompanham pastoralmente o sector da Defesa e da Segurança e Ordinários Militares, especialmente dos países membros da OTAN; cadetes das Academias Militares (AM, EN e AFA) e dos outros estabelecimentos de Ensino Superior Militar e Policial (IUM e ISCPSI); representantes de outras religiões e cultos.
Seguido da Peregrinação a Fátima
Esta seguirá o modelo habitual, com algumas alterações no primeiro dia. Assim, a 1 de Junho, às 17h00 começará a Via-sacra, nos Valinhos, em direcção ao Calvário Húngaro. Aí haverá a chamada “catequese do centenário” e confissões. Depois do jantar, os peregrinos participarão na recitação do terço e na procissão eucarística, no recinto do Santuário.
Ao outro dia, às 10h00, na Capelinha das Aparições, far-se-á a tradicional saudação a Nossa Senhora e iniciar-se-á a procissão para a basílica da Santíssima Trindade, por Ramos e Forças de Segurança. Às 11h00, celebrar-se-á a Missa de encerramento com a presença dos bispos participantes.
Conta-se com forte mobilização
Ao tomar conhecimento deste programa, a Santa Sé e o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança chegaram a colocar a hipótese de esta Peregrinação ser presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação dos Bispos, sector vaticano do qual dependem os Ordinariatos Militares. Infelizmente, tal não é possível por coincidência com a «Plenária» dessa Congregação, a mais importante assembleia anual. De qualquer forma, estará presente Frei Giulio Cherchietti, encarregado da secção dos Ordinariatos Militares no interior da Congregação dos Bispos, bem como, eventualmente, uma delegação da Guarda Suíça.
Espera-se, pois, que neste ano do centenário das aparições, os cristãos presentes no sector militar e policial participem nesta Peregrinação em grande número.
Programa do Seminário
– 10h00 – Sessão de abertura, presidida por Sua Excelência o Senhor Ministro da Defesa Nacional;
– 11h30 – Conferência “Fátima: profecia e actualidade”, por D. António Marto, Bispo de Leiria/Fátima, com moderação do Núncio Apostólico em Lisboa;
– 13h00 – Almoço;
– 14h30 –Mesa-redonda, seguida de debate, sobre o tema: “As religiões, a guerra e a paz. Actualidade de um tema”, moderada por Sua Excelência o senhor Secretário de Estado da Defesa Nacional, com os seguintes intervenientes: D. Jorge Pina Cabral, Bispo da Igreja Lusitana, de Comunhão Anglicana; D. Sifredo Teixeira, Bispo da Igreja Evangélica Metodista Portuguesa; Coronel Nuno Lemos Pires, Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar e especialista neste tema.
– 16h00 – Sessão de Encerramento, presidida por Sua Excelência o senhor Presidente da República.