Quase no final do Curso de Formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana, ministrado pelo Centro de Formação de Portalegre, Escola da Guarda, realizou-se, no dia 13 de dezembro, na Sé de Portalegre, uma Cerimónia de Administração de Sacramentos de Iniciação Cristã a cerca de 60 instruendos (5 batismos e 60 confirmações), que se preparam para servir na Guarda Nacional Republicana.
Nesta celebração, que foi presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, esteve presente o Comandante do Comando da Doutrina e Formação da GNR, Major-general Domingos Pascoal, o Comandante do Centro de Formação de Portalegre, Coronel Cruz, o Comandante do Comando Territorial de Portalegre, Coronel Vivas, o 2.º Comandante do Centro de Formação da Figueira da Foz, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Portalegre, o Presidente da Assembleia de freguesia de Portalegre, Oficiais, Sargentos, Guardas, Guardas provisórios, civis da Guarda Nacional Republicana, padrinhos e muitos familiares dos militares catecúmenos e crismandos. Assembleia que enchia, por completo, a Igreja-Mãe da Diocese de Portalegre e Castelo Branco.
Na homilia, o Bispo Castrense refletiu sobre o significado do Batismo e Crisma e incentivou os militares, que receberam os Sacramentos, a deixarem que o fogo do Espírito Santo queime as amarras do coração, desarmando-os das “más armas”, e armando-os com as armas do Espírito Santo, a verdade, a justiça, fazendo deles melhores militares no desempenho do seu serviço a Portugal como agentes da segurança e garantes da liberdade.
A celebração foi animada, de forma excelente, pelo canto de um coro constituído por Guardas provisórios que frequentam o Curso Formação.