Realizou-se, na Basílica dos Mártires, Lisboa, no dia 17 de dezembro de 2018, pelas 10H30, a celebração da Missa de Natal do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana. Presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Manuel de Sousa Valério e concelebrada pelo Capelão Chefe da Guarda, foi participada pelo General Comandante Geral da Guarda, pelo General 2.º Comandante Geral e restantes Oficiais Generais, por Diretores e Chefes, por Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis da Guarda Nacional Republicana.
Porque esta era a primeira visita de D. Rui Valério à Guarda, o Capelão Chefe do SAR da Guarda, na introdução à celebração, disse: “Saúdo a presença do Senhor D. Rui Manuel de Sousa Valério, que exerce, pela primeira vez, nesta celebração, o seu múnus de Pastor da Igreja presente na Guarda. Oramos pela fecundidade do seu Ministério Episcopal, há poucos dias, iniciado. Temos a certeza que, “sendo nosso companheiro de estrada, conforme é sua manifesta disposição, caminhando connosco sob o estandarte da Padroeira, Nossa Senhora do Carmo” ajudar-nos-á a exercer a nossa missão de defender a “dignidade humana”, confirmando a sua pública afirmação de que a Guarda é um “fator humanista de civilização”.
O Evangelho, a narração do nascimento de Jesus, foi encenado por crianças filhas de militares da Guarda.
Na homilia o presidente da assembleia refletiu sobre o mistério da Vida expressa na Criança nascida no Natal e sobre a Luz que Ela trouxe à humanidade.
Ao aproximar-se o final da celebração, o General Comandante Geral leu o poema “Uma Pequenina Luz”, de Jorge de Sena.
À saída, a “Nossa Senhora” e o “S. José”, respetivamente a Lara e o António, distribuíram pequenos presépios aos participantes, enquanto o presidente da assembleia a todos cumprimentava e transmitia pessoalmente votos de boas festas. Entretanto, o Coro da Guarda (USHE) interpretava o cântico: “Oh Luz de Deus, oh doce luz que brilhas nas alturas, vem com o teu brilho e o teu fulgor trazer ao mundo o teu calor”.
Foi uma celebração muito vivida que ajudou a interiorizar a génese, raízes, fundamentos e valores do Natal.
Seguiu-se o almoço de confraternização no Comando Geral, que contou também com a presença do Ministro da Administração Interna e Secretários de Estado da Administração Interna. Num período de mensagens, que foi transmitido para o dispositivo da Guarda por vídeo conferência, o General Comandante Geral saudou a presença de D. Rui Valério, a quem formulou votos de muitas felicidades no exercício do seu Ministério Episcopal convidando-o a, nesta oportunidade, dizer umas palavras. O D. Rui agradeceu os votos, refletiu brevemente sobre o sentido do Natal e felicitou a Guarda pelo extraordinário trabalho humanista que realiza em prol da Grei.