Porque não há dimensão religiosa que não assente na pessoa e nas suas condições, bispo toma conhecimento de um sector determinante da Marinha Portuguesa.
A 20 de Junho, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança visitou o Comando Naval, no Alfeite, para tomar contacto directo com os navios e as condições em que operam os homens e as mulheres que, com o seu esforço e dedicação, asseguram a soberania nacional, a paz, a liberdade e a democracia.
Na companhia do Comandante Naval, Vice-Almirante José Domingos Pereira da Cunha, D. Manuel Linda visitou, sucessivamente, o navio-escola Sagres, uma fragata, o submarino Arpão e uma corveta. Recebido em cada um deles pelo seu Comandante, inteirou-se das mais modernas tecnologias a bordo destes vasos de guerra, mas, fundamentalmente, das duras condições de vida dos homens do mar: os longos períodos de ausência da família; as notícias nem sempre positivas por partes dessas famílias, sem que os marinheiros possam estar por perto para ajudar a resolver as diversas situações; as condições a bordo; o contínuo trabalho de execução dos planos e de manutenção dos materiais, etc.
Curiosamente, todos estes navios estavam a preparar-se para saídas nas mais diversas missões. Motivo para o responsável pela assistência religiosa lhes augurar feliz viagem, cumprimento dos planos e bom regresso.
D. Manuel Linda tomou ainda contacto com as imensas tarefas realizadas em terra, quer para aprovisionamento de géneros alimentícios para as missões no mar, quer a nível de segurança e equipamentos: é toda uma organização complexa que não admite falhas e que é cumprida com o mais alto profissionalismo.