O Estabelecimento Prisional Militar festejou o trigésimo quarto aniversário do Grupo Maximiliano Kolbe com sede no Porto, atualmente constituído pelo Pe. Benjamin Silva, Capelão do Regimento de Engenharia 3 em Paramos, Espinho, a Senhora Deolinda e a Senhora Teresa.

Este grupo foi criado em julho de 1984, tendo como objetivo apoiar os reclusos militares e as suas famílias, a maioria  desertores do Serviço Militar Obrigatório, com dádivas de géneros, roupas e dinheiro. Promoveram ainda a criação de bibliotecas e atividades ocupacionais de tempos livres em espaço Prisional. O Grupo visitava com frequência as várias casas de reclusão existentes, continuando a visitar com a frequência possível o Estabelecimento Prisional Militar em Tomar, apoiando monetariamente a aquisição de materiais para trabalhos artísticos, como sejam o barro, telas, tintas, pincéis, etc.

Por forma a reconhecer e homenagear o trabalho efetuado pelo Grupo, quis o EPM perpetuar o momento através do descerramento de uma placa alusiva ao evento, na capela, sendo ainda entregues uma lembrança do Exército e uma pintura efetuada pelos reclusos. O Senhor Coronel Almeida Marques, antigo Comandante do Presidio Militar quis assinalar a efeméride ofertando um quadro da sua autoria.

O dia começou com uma Celebração Eucarística que, para além do Capelão Benjamim, contou com a presença do  Pe. Joaquim Martins, Capelão Adjunto para a Força Aérea, e do Pe. Jorge Almeida, Capelão da Base Aérea Nº6 no Montijo.

De seguida realizou-se um almoço de confraternização entre todos os convidados, militares e reclusos. Após o almoço houve ainda tempo para uma demonstração de esgrima medieval e artes de combate, por parte da Associação Thomar Honnoris, de Tomar.