No dia 20 de abril a Sé Catedral do Porto encheu-se para a Celebração Pascal das Forças Armadas e das Forças de Segurança da Área Metropolitana daquela cidade.
Na Cerimónia, presidida pelo Bispo do Porto e Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense, D. Manuel Linda, estiveram presentes o Tenente-General José Fonseca e Sousa (Ajudante-General do Exército) o Superintendente-chefe Miguel Mendes (Comandante Metropolitano do Porto da PSP), o Coronel Mesquita Fernandes (Comandante Territorial do Porto da GNR), o Capitão-de-Mar-e-Guerra Rodrigues Campos (Comandante da Zona Marítima do Norte, Chefe do Departamento Marítimo do Norte e Comandante Regional da Polícia Marítima) e da Força Aérea uma delegação de militares e civis do Aeródromo de Manobras n.º 1 (Maceda). Muitos dos que servem nas diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos daquela cidade também quiseram assinalar este momento, que já vem sendo habitual por esta altura do ano, com a sua participação.
Com o sr. Bispo concelebraram o Capelão Adjunto para o Exército, pe. Jorge Matos, o Capelão do Comando de Pessoal, pe. Luís Seixeira, o Capelão do Regimento de Transmissões, pe. Guilherme Peixoto e o Capelão do Regimento de Infantaria Nº19, pe. António Joaquim, numa Celebração animada com os cânticos esplendidamente executados pela Banda do Exército, polo do Norte.
De salientar a homenagem que aconteceu no momento do Ofertório. O Comando de Pessoal, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, a Zona Marítima do Norte, o Departamento Marítimo do Norte, a Polícia Marítima, o Regimento de Transportes ofereceram, cada uma das entidades, uma Cresta e o Aeródromo de Manobras Nº1 ofereceu um Guião como lembranças ao Prelado, que, comovido, agradeceu e prometeu “guardar um lugarzinho no Paço Episcopal para as colocar”, para se relembrar, várias vezes, destes gestos de consideração que sempre as Forças Armadas e as Forças de Segurança tiveram para com ele. No momento da entrega foi lido um texto que transcrevemos:
“Por altura da nomeação para bispo do Porto, D. Manuel Linda, na sua mensagem às Forças Armadas e de Segurança, escreveu o seguinte: “sabeis, de facto, que existis não para vós, mas para servir a sociedade. Sois, portanto, portadores de imensos valores: conservai-os!”.
D. Manuel Linda, as Forças Armadas e de Segurança, são compostas por homens e mulheres que, em todo o tempo e lugar, pautam a sua atuação pelos princípios da ética e da honra. É precisamente esta atuação, o que somos e onde estamos, que colocamos neste altar.
Nos Guiões e Crestas que, com gratidão profunda oferecemos ao nosso bom pastor, representamos as Unidades do Porto.
Aceite Deus a oferta do sacrifício da nossa vida, tal como aceitou o do Seu Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo.”