A Força Aérea Portuguesa (FAP) observou a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, hoje dia 3 de novembro de 2025, com uma Eucaristia solene na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima., Lisboa. A cerimónia, de profundo significado espiritual e institucional, destinou-se a sufragar a alma dos militares e civis da FAP falecidos no cumprimento do dever e de todos os seus defuntos.

A celebração foi presidida por D. Sérgio Dinis, Bispo do Ordinariato Castrense de Portugal. Na sua Homilia, o Bispo enfatizou a dimensão da fé, esperança e caridade inerente à Missa pelos defuntos. Tendo como foco a liturgia da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos (2 Mac 12, 43-46; 2 Cor 5, 1.6-10; Jo 11, 21-27), D. Sérgio Dinis asseverou que a morte não extingue a vida, mas a consome em Deus, sustentada pela promessa de Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida.”

O Bispo D. Sérgio Dinis fez particular referência aos membros da Força Aérea que perderam a vida em serviço, recordando eventos trágicos como os da Serra do Carvalho, Serra de Santa Bárbara, Montijo, Samora Correia e Ovar. Sublinhando que o destino de cada um é iluminado pela ressurreição de Cristo, o prelado proferiu uma das frases mais marcantes da sua alocução: “Mesmo aqueles que o mundo esquece permanecem guardados na memória viva de Jesus. O amor de Deus é mais forte do que a morte e do que o esquecimento.”

A solenidade da ocasião foi sublinhada pela presença das mais altas patentes e representações militares e civis. A Missa contou com a presença do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, e do Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves. Estiveram presentes, ainda, os Antigos Chefes do Estado Maior da Força Aérea, General Mendes Dias, General José Pinheiro e General Joaquim Borrego, bem como o Vice Chefe do Estado Maior da Força Aérea, Tenente General António Nascimento, e o Diretor Geral de Recursos Humanos da Defesa Nacional, Major General Rui Tendeiro.

A homenagem estendeu-se à representação protocolar do Chefe do Estado Maior da Armada, do General Chefe do Estado Maior do Exército e do Superintendente Chefe Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública. A presença de diversos Oficiais Generais, Oficiais, Sargentos, Praças e Trabalhadores Civis da Força Aérea, juntamente com os estandartes das Unidades e representantes de associações ligadas à FAP, conferiu à cerimónia o devido reconhecimento institucional aos falecidos.

D. Sérgio Dinis terminou a Homilia com uma prece a Nossa Senhora do Ar, Padroeira da Força Aérea, pedindo que acolha os que partiram e conceda a esperança do reencontro.