A 27 de Janeiro, na sede da Academia Militar, encerrou-se um Curso de formação mediante o qual três sacerdotes adquiriram a condição militar e de Capelães.

Presidiu à cerimónia o Ex.mo Comandante da Academia Militar, GEN Vieira Borges, que, como reconhecido historiador, ressaltou o facto de, neste ano de 2017, se comemorarem as Bodas de Ouro do primeiro Curso de formação de Capelães, no mesmo local e com o mesmo objectivo: servir as Forças Armadas na sua componente dos valores e da espiritualidade.

Nesta singela cerimónia, marcaram também presença o 2º Comandante da Academia, o Comandante do Corpo de Alunos, a Comandante da 5ª Companhia de Alunos, o P. Santiago, Director deste Curso, os Capelães Adjuntos dos três Ramos das Forças Armadas e das duas Forças de Segurança, o Chefe de Gabinete do General Comandante, docentes e vários outros oficiais.

D. Manuel Linda agradeceu à Academia Militar este esforço extraordinário por ter realizado o Curso fora da época em que estava programado. E ressaltou a enorme disponibilidade do Exército, a partir do mais alto da sua cadeia de comando, na simplificação e desburocratização de todo este processo, sem o qual o Curso não se poderia realizar. E apelou aos novos capelães que amem o que vão fazer: proximidade afectiva e existencial com os militares.

Ressalte-se que há praticamente uma década que não se realizava qualquer Curso de admissão de Capelães e que, durante este tempo, mais de duas dezenas deixaram o serviço por limite de idade.

Este Curso teve como Patrono São João Paulo II, também ele filho de um militar.