Decorreu ontem, 7 de junho, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.
Depois da oração inicial procedeu-se à leitura e aprovação da Ata da reunião anterior.
Avaliação do Ano 2021-22, Reflexão dos resultados do inquérito sinodal em ordem à elaboração do Programa Pastoral 2022-23, Balanço da Preparação da JMJ23, O caminho sinodal, Comissão Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, Partilha sobre cada Ramo/setor, pelos respetivos conselheiros representantes e outros assuntos foram os pontos da agenda apresentados pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério.
Da intervenção dos participantes na destaca-se:
-avaliação positiva do ano pastoral 2021/2022, salientando-se o reinício das atividades pastorais e militares com grande empenho e envolvimento de militares e polícias, nomeadamente nas Eucaristias de Natal e Páscoa, Via-Sacra, Sacramentos da Iniciação Cristã e Peregrinação Militar Nacional a Fátima a pé, bem como o caminho sinodal como momento alto da Diocese das Forças Armadas e de Segurança em concreto e da Igreja em geral.
– preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude – um caminho já iniciado, mas exigindo um maior envolvimento e dinamismo, agora que nos encontramos a pouco mais de um ano do encontro das JMJ23. Para isso, o Ordinariato irá desencadear um conjunto de iniciativas concretas em vista à prepração deste que será um momento de muitissima importância para Portugal e para os jovens, onde se incluem os nossos miliatres e polícias.
Estes e outros assuntos foram discutidos por este órgão consultivo do Bispo, D. Rui Valério, para os assuntos relacionados com o governo da Diocese. Dele fazem parte capelães dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e ainda um membro em representação dos capelães reformados.
Estiveram presentes o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Fanha, Capelão Adjunto para a PSP, pe. Arménio, Capelão Adjunto para a GNR, pe Jorge Almeida, Capelão Adjunto para a Força Aérea, pe. Benjamim, Capelão do HFAR, polo do Porto, pe. Licínio, Capelão da Base Naval de Lisboa – Alfeite, pe. Leonel de Castro, Capelão da Base Aérea Nº1, pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1, e pe Ricardo Barbosa, Capelão do Regimento de Comandos.