D Rui Valério destacou «promoção de todas as vertentes da pessoa» pela GNR

FOTO: USHE

Lisboa, 03 abr 2023 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança presidiu hoje à Missa de aniversário da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE), destacando a relação entre “os acontecimentos e os valores da Páscoa” com a sua missão e identidade.

“Queremos enfatizar, desde já, quão pascal é esta Unidade da Guarda Nacional Republicana”, disse D. Rui Valério, , na celebração que presidiu no Quartel do Conde da Lippi, Ajuda, em Lisboa.

Na homilia enviada à Agência ECCLESIA, o bispo da Diocese das Forças Armadas e de Segurança salientou que o aniversário da USHE se comemora, este ano, na Semana Santa, que começou este domingo com a celebração dos Ramos, e recordou o relato da “entrada triunfal” de Jesus em Jerusalém.

Neste sentido, observou que a Unidade de Segurança e Honras de Estado desenvolve a função de “garantir a autêntica identidade das personagens que acompanha e protege”, prestam honras e garantem “o acompanhamento de proteção e segurança”, reconhecendo publicamente a elevada dignidade, não só das entidades, mas também do país que representam e servem e do povo que governam.

O responsável do Ordinariato Castrense assinalou que esta unidade da Guarda Nacional Republicana está mobilizada para acompanhar as diversas entidades que vão visitar Portugal na edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que se realiza de 1 a 6 de agosto, com destaque para o Papa.

D. Rui Valério explicou que o Evangelho lido na celebração, de São João, oferece uma “inspiradora luz para voltar o olhar para a vida e para o mundo”, constata e revela a existência da “disputa entre dois universos cultural e eticamente diferentes, até antagónicos”, mas que, “coexistem no mesmo mundo da humanidade”, o da casa de Betânia onde vivem Lázaro, Maria e Marta, “mundo da hospitalidade, de serviço, de perfume, de beleza e de valores”, e aquele personificado por Judas Iscariotes.

“Reconhecemos que a Unidade de Segurança e Honras de Estado se identifica com o universo da casa de Lázaro, de Marta e de Maria. A sua essência é constituída pelos mais elevados valores humanistas que atribuem o primado do seu ser e do seu fazer ao ser humano e à promoção da sua dignidade”, indicou.

Nesta celebração religiosa do aniversário da USHE foi assinalada a recuperação da capela do Quartel do Conde da Lippi, na Freguesia da Ajuda, que, segundo D. Rui Valério, revela quanto é “estruturante” para a Guarda Nacional Republicana o respeito “com a completude, a totalidade de cada um”, e como há uma “efetiva promoção dessa integralidade”.

A Unidade de Segurança e Honras de Estado recebeu a visita dos dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, em dezembro de 2022, quando a cruz e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ peregrinaram na Diocese das Forças Armadas e de Segurança de Portugal.

CB/OC