Decorreu hoje, dia 25 de novembro,, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.
Depois da oração inicial D. Rui Valério introduziu a agenda:
a) Plano Pastoral 2020-2021. Contributos para a sua concretização a nível de cada Unidade.
b) Encíclica Fratelli tutti: uma oportunidade para a pastoral castrense. Contributos em vista da sua aplicação no meio onde operamos.
c) A pandemia COVID 19: Ponto de situação.
d) Visitas Pastorais.
e) Curso de Capelães 2020.
f) JMJ2023.
g) Efemérides: criação do Ordinariato Castrense a 29 de maio 1966 (55 anos); desvinculação do Patriarcado de Lisboa a 03 de maio 2001 (20 anos): propostas para evocar e assinalar estas datas.
h) Entre ajuda em espírito de colaboração
i) Notícias várias
j) Outros assuntos
Os capelães falaram nas diversas atividades realizadas e programadas, apesar das dificuldades inerentes à situação gerada pela pandemia e todos sublinharam o esforço realizado para se tornarem presentes e próximos junto das U/E/O’s. O apelo à criatividade, expresso no Plano Pastoral para este ano, ficou bem vincado nas diversas intervenções.
Os membros deste órgão consultivo do Bispo Castrense reafirmaram a importância da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco como um instrumento valiosíssimo na sua ação pastoral, indo ao encontro da opinião e proposta do responsável pela Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
As comemorações dos 55 anos da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança foi um tema que colocou na mesa várias propostas para assinalar a efeméride.
Estes e outros assuntos ocuparam a manhã e parte da tarde deste dia de reunião do Conselho Presbiteral do Ordinariato Castrense.
Estiveram presentes o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Fanha, capelão adjunto para a PSP, pe. Arménio, Capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana, pe Jorge Almeida, Vigário Judicial Castrense, pe. Benjamim, capelão do HFAR, polo do Porto, pe. António Borges, capelão da Academia Militar, pe. Licínio, capelão do Corpo de Fuzileiros, pe. Fernando Monteiro, capelão do RAAA1, pe Ricardo, capelão do Regimento dos Comandos e o pe. Jorge Matos, capelão Aposentado.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 17 de março de 2021.