Decorreu hoje, 9 de fevereiro, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.
Depois da oração inicial procedeu-se à leitura e aprovação da Ata da reunião anterior.
De seguida, D. Rui Valério passou a palavra ao Pe. António Borges da Silva, responsável pela Comissão Organizadora Diocesana das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, e ao Pe. Ricardo Barbosa, que partilharam todas as atividades e iniciativas que estão a ser e irão ser realizadas tendo em vista uma melhor participação dos jovens no evento.
O Pe. Leonel Castro, Coordenador da Equipa Sinodal do Ordinariato Castrense, fez depois uma apresentação da proposta de Inquérito Sinodal a fazer a todos os membros das Forças Armadas e das Forças de Segurança. Este inquérito é dirigido a toda a comunidade Castrense e a todos os interessados, para se poder discernir, todos juntos como povo de Deus, sobre o papel da Igreja no mundo de hoje: “o mundo, em que vivemos e que somos chamados a amar e servir mesmo nas suas contradições, exige da Igreja o reforço das sinergias em todas as áreas da sua missão”, ouvindo a voz, os sentimentos e pensamentos sobre a Igreja.
Comissão Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis foi o assunto que depois foi colocado sobre a mesa a propósito da reunião que aconteceu em Fátima no passado sábado.
Cada Conselheiro foi depois convidado à partilha sobre cada Ramo/setor e a reunião terminou com a informação de atividades a realizar neste Ano Pastoral:
– Encontro de Famílias Militares no dia 13 de março;
– Missa Crismal a 13 de abril;
– Celebração da Bênção dos Finalistas a realizar na Escola Naval no dia 27 de abril;
– Peregrinação Militar Internacional a Lourdes de 13 a 15 de maio;
– Peregrinação Militar Nacional a Pé a Fátima de 24 a 27 de maio;
– Peregrinação Militar Nacional a Fátima nos dias 23 e 24 de junho.
Estes e outros assuntos foram discutidos por este órgão consultivo do Bispo, D. Rui Valério, para os assuntos relacionados com o governo da Diocese. Dele fazem parte capelães dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e ainda um membro em representação dos capelães reformados.
Estiveram presentes o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Fanha, Capelão Adjunto para a PSP, pe. Arménio, Capelão Adjunto para a GNR, pe Jorge Almeida, Capelão Adjunto para a Força Aérea, pe. Benjamim, Capelão do HFAR, polo do Porto, pe. António Borges, Capelão da Academia Militar, pe. Licínio, Capelão da Base Naval de Lisboa – Alfeite, pe. Leonel de Castro, Capelão da Base Aérea Nº1, pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1, pe Ricardo, Capelão do Regimento de Comandos e o Sargento Chefe Joaquim Marçalo, Vice-chanceler da Cúria Diocesana.