O Papa Francisco nomeou, no passado mês de agosto, D. Rui Valério, até então Bispo das Forças Armadas e de Segurança, como novo Patriarca de Lisboa, sucedendo ao Cardeal D. Manuel Clemente, que renunciou ao cargo após ter completado 75 anos de idade.

A pedido da Santa Sé, D. Rui Valério vai desempenhar as funções de Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense para Portugal até à nomeação de outro bispo.

No Decreto de Nomeação, com data de 10 de agosto de 2023, pode ler-se que “a fim de prover ao governo do Ordinariato Castrense em Portugal, que se encontra vacante, o Sumo Pontífice FRANCISCO, nomeia e constitui Administrador Apostólico do mencionado Ordinariato, até que o seu sucessor assuma o cargo, o Excelentíssimo Dom Rui Manuel Sousa Valério, S.M.M., e lhe concede os direitos, faculdades e deveres que competem aos Ordinários Militares, de acordo com a lei.”

A teor do Cânon 371 – § 2, o Administrador Apostólico governa pastoralmente a diocese em nome do Sumo Pontifice em circunstâncias extraordinárias.