Reuniu-se hoje, dia 26 de janeiro, a Equipa Sinodal da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança

Diálogo e contributos sobre proposta de «Inquérito Sinodal» e como envolver o Ordinariato Castrense no seu todo, motivaram esta reunião com vista a preparar o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ e a 16ª assembleia geral que vai decorrer em outubro de 2023, e é precedida por um processo de consulta com assembleias diocesanas e continentais.

Depois da oração inicial e da leitura da Ata da reunião anterior foi passada a palavra ao pe. Leonel Castro, Coordenador da Equipa, que fez uma apresentação da proposta de Inquérito Sinodal a fazer a todos os membros das Forças Armadas e das Forças de Segurança, que constituem esta porção do Povo de Deus.

Cada um dos membros colocou depois na mesa os seus pontos de vista que contribuirão para a elaboração final do questionário a apresentar oportunamente a toda a Diocese Castrense.

Este inquérito é dirigido a toda a comunidade das Forças Armadas e de Segurança de Portugal e a todos os interessados, para se poder discernir, todos juntos como povo de Deus, sobre o papel da Igreja no mundo de hoje: “o mundo, em que vivemos e que somos chamados a amar e servir mesmo nas suas contradições, exige da Igreja o reforço das sinergias em todas as áreas da sua missão”, ouvindo a voz, os sentimentos e pensamentos sobre a Igreja.

Este chamamento à cooperação na missão da Igreja continua a ser dirigido a todo o Povo de Deus.

Todas as opiniões serão depois recolhidas numa síntese que será enviada à comissão responsável a nível nacional para preparar o documento de trabalho que finalmente será apresentado ao Papa Francisco.

O inquérito visa responder às questões pertinentes sobre a experiência de cada um, membro das Forças Armadas e de das Forças de Segurança, nesta descoberta da Igreja como, comunhão, participação e missão.

A equipa de leigos da caminhada sinodal, que tem como coordenador o padre Leonel Castro, é constituída por um elemento de cada ramo das Forças Armadas – Marinha, Força Aérea e Exército – e das Forças de Segurança – GNR e PSP: Tenente-general Joaquim Almeida, Coronel Paulo Pereira Zagalo, Superintendente-Chefe Pedro Lopes Clemente, Capitão-Tenente Mariana Cirne de Vasconcelos Araújo de Brito e 1º Sargento André Justino Leandro.