Reuniu-se hoje, dia 7 de dezembro, a Equipa Sinodal da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança
Diálogo e contributos para o «Inquérito sinodal» e planear ações de cariz sinodal, no âmbito do Ordinariato motivaram esta reunião com vista a preparar o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ e a 16ª assembleia geral que vai decorrer em outubro de 2023, e é precedida por um processo de consulta com assembleias diocesanas e continentais.

 
Depois da oração inicial e das palavras introdutórias de D. Rui Valério, que referiu o Natal como a festa que tem a maior participação dos leigos e Portugal como o País em que os leigos têm conduzido a Igreja nos tempos mais difíceis, sinais de que a sinodalidade vem ao nosso encontro, foi passada a palavra ao pe. Leonel Castro, Coordenador da Equipa, que fez uma apresentação sobre a importância da participação de todos os membros da Igreja na sua Missão e de todo o processo que conduziu a esta urgência de Diálogo – oportunidade para que os nossos Ramos , Unidades, Dioceses, se encontrarem, experimentarem e viverem juntas este caminho sinodal, descobrindo ou desenvolvendo instrumentos mais adequados ao seu contexto próprio e específico, para se tornarem um novo estilo de Igreja local.
 
Para isso foram depois colocadas duas questões para suscitar o debate entre os participantes: Como é que este caminhar juntos tem lugar hoje a diferentes níveis permitindo que a Igreja anuncie o Evangelho. e quais os passos que o Espírito nos convida a dar para crescermos como Igreja Sinodal?
 
Cada um dos membros colocou depois na mesa os seus pontos de vista, apontando caminhos para uma melhor participação de todos na Missão da Igreja e as suas preocupações e dúvidas sobre a sua concretização e aplicação na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
 
A equipa de leigos da caminhada sinodal, que tem como coordenador o padre Leonel Castro, é constituída por um elemento de cada ramo das Forças Armadas – Marinha, Força Aérea e Exército – e das Forças de Segurança – GNR e PSP: Tenente-general Joaquim Almeida, coronel Paulo Pereira Zagalo, superintendente-chefe Pedro Lopes Clemente, 1º sargento André Justino Leandro e capitão-tenente Mariana Cirne de Vasconcelos Araújo de Brito.