Decorreu hoje, 1 de junho, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.
Depois da oração inicial D. Rui Valério deu as boas-vindas aos conselheiros e logo de seguida procedeu-se à leitura e aprovação da Ata da reunião anterior.
Como agenda desta reunião o prelado apresentou previamente os seguintes pontos::
1. Oração inicial
2. Leitura e aprovação da Ata da reunião anterior
3. Reflexão inicial
4. O caminho sinodal: Capelão Leonel, FAP
5. JMJ23: ponto de situação de cada Ramo/Força
6. Peregrinação Militar Nacional: uma reflexão
7. Partilha sobre cada Ramo/Força/setor, pelos respetivos conselheiros representantes
8. Elementos para o Programa Pastoral 2023-2024
9. Dia de S. João de Capristano, Encontro Geral de Capelães
10. Outros assuntos.
11. Conclusão
Na sua reflexão inicial D. Rui falou nos desafios que têm surgido ultimamente.
A Guerra na Ucrânia que continua a mobilizar todo o mundo e diversas Organizações, prova de que a Guerra não está a deixar ninguém à margem. Enquanto Ordinariato Castrense devemos acompanhar os construtores da Paz.
Estão também na ordem do dia os assuntos fraturantes: a Eutanásia, referindo que a Igreja tem perdido o seu ardor profético, quase um alheamento.
Os abusos na Igreja e a existência de uma sociedade com um relativismo ético e de valores é altamente preocupante.
Falou também nos problemas que surgem com a Inteligência Artificial – que papel fica para a Inteligência Humana? Sublinhou que apesar da IA conseguir manter memória, falta-lhe perceber que aquilo ou aqueles que passam e permanecem na memória fazem parte da história e da sua construção como pessoa humana. Sobre este assunto D. Rui referiu que as Forças Armadas são um reduto da Memória.
Sobre a JMJ23 o prelado manifestou algum pesar por não ter resposta a muitas perguntas que lhe são feitas a propósito.
Sinodalidade e abusos de menores foram também abordados na reflexão inicial de D. Rui terminando dizendo que se está “a viver um momento histórico que nos lança desafios e que todos somos convidados a responder a esse desafio.”
Depois desta introdução D. Rui passou a palavra ao pe. Leonel para falar sobre o caminho percorrido pelo Processo Sinodal, resumo da apresentação já feita na reunião da Equipa Sinodal no dia 30 de maio, na passada terça-feira, e depois os conselheiros manifestaram a sua opinião sobre a influência, na realidade castrense, desta Sinodalidade.
Depois da Sinodalidade passou-se às Jornadas Mundiais da Juventude 2023 e todos os presentes foram convidados a colocar sobre a mesa as sua opiniões e preocupações e dificuldades sobre o assunto, sendo ilucidados tanto pelos responsáveis como pelo Bispo Castrense.
Programa Pastoral para o ano 2023/2024 foi o tema abordado logo de seguida e D. Rui perguntava quais as linhas de ação, o grande propósito, a que se deve aspirar para se percorrer um caminho como Diocese Castrense. Presença, Eucaristia, Conselhos Pastorais, comunhão sacerdotal foram alguns dos pontos colococados a discussão.
Estes e outros assuntos foram discutidos por este órgão consultivo do Bispo, D. Rui Valério, para os assuntos relacionados com o governo da Diocese. Dele fazem parte capelães dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e ainda um membro em representação dos capelães reformados.
Estiveram presentes o pe. Loureiro, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para o Exército, pe. Fanha, Capelão Adjunto para a Polícia de Segurança Pública, pe. Borges, Capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana, pe Jorge Almeida, Capelão Adjunto para a Força Aérea, pe. Diamantino Teixeira, Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Benjamim, Capelão do HFAR, polo do Porto, pe. Leonel de Castro, Capelão da Base Aérea Nº1, pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1, e pe Ricardo Barbosa, Capelão do Regimento de Comandos, pe. Santiago, Capelão da Guarda Nacional Republicana, pe. Tiago Pinto, Capelão da Escola de Tecnologias Navais e o pe. José Ilídio, representante dos capelães aposentados.
A próxima reunião ficou marcada para dia 28 de setembro.