Decorreu hoje, 22 de setembro, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.
 
Depois da oração inicial e da leitura da Ata da reunião anterior D. Rui Valério, para introduzir os pontos da agenda, falou no Sínodo dos Bispos 2023, refletindo sobre um discurso do Papa Francisco aos fiéis de Roma, no qual, o Santo Padre sublinhou a necessidade de sairmos, de darmos um passo em frente, na nossa maneira de sermos Igreja.

No seu discurso o Sumo Pontífice referia que a sinolidade está na natureza, na forma, no estilo e na missão da Igreja. Sinodalidade é caminhar juntos, todos são protagonistas, ninguém pode ser considerado um figurante. Ser Igreja é viver em comunhão.
Para o Ordinariato Castrense, referia D. Rui, é um grande desafio e neste sentido perguntava aos membros do CP se na realidade Castrense é possível esta comunhão, esta sinodalidade, atendendo à especificidade da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança. Diante deste repto os conselheiros expuseram as suas opiniões, reflexões e preocupações sobre o tema, e sobre o espaço e metodologia a usar na Ação Pastoral nas Forças Armadas e Forças de Segurança.
 
A Preparação das JMJ23 e ponto de situação ocupou o segundo momento da reunião que depois serviu para algumas informações acerca da agenda do Ordinariato para os próximos meses, nomeadamente a Missa Crismal/S. João de Capistrano/ Abertura do processo sinodal a 21 de outubro, o Curso de Capelães, o Encontro de Famílias, que acontecerá no dia 5 de dezembro, o Retiro anual de 17 a 21 de janeiro e a Peregrinação Militar Nacional a Fátima a pé em março.
 
Estes e outros assuntos foram discutidos por este órgão consultivo do Bispo, D. Rui Valério, para os assuntos relacionados com o governo da Diocese. Dele fazem parte capelães dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e ainda um membro em representação dos capelães reformados.
 
Estiveram presentes o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Fanha, Capelão Adjunto para a PSP, pe Jorge Almeida, Vigário Judicial, pe. Benjamim, Capelão do HFAR, polo do Porto, pe. António Borges, Capelão da Academia Militar, pe. Licínio, Capelão da Base Naval de Lisboa – Alfeite, pe. Leonel de Castro, Capelão da Base Aérea Nº1, pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1, pe. António Santiago, Capelão do Comando Territorial de Coimbra da GNR, pe Ricardo, Capelão do Regimento de Comandos e o Sargento Ajudante Joaquim Marçalo, Vice-chanceler da Cúria Diocesana.
 
A Próxima reunião ficou marcada para dia 9 de fevereiro de 2022.