Aproximando-se a data da partida para o Kosovo, o 1ºBIMec (R) FND/KFOR quis reunir-se, no passado dia 30 de setembro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, para celebrar a Eucaristia.
Comungando da Palavra, Vinho e Pão, pedimos a proteção de Deus e recebemos das mãos do Ex.mo Comandante do Regimento de Infantaria Nº13 um Crucifixo e uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima para que também através destes Símbolos Sagrados, nunca nos esqueçamos das nossas raízes, da nossa cultura e dos valores pelos quais sempre nos devemos orientar. Os nossos camaradas da Madeira quiseram trazer a Imagem da Senhora do Monte, que sempre os acompanha nas Missões, e também ela foi entregue ao Comandante da Força.
Recebemos das mãos de Deus a Missão de levar o sorriso aos rostos daqueles homens e mulheres, adultos, jovens e crianças macerados pelas constantes injustiças de que são alvo num país em constantes convulsões. Um pequeno território, hoje independente, com uma grande história de guerras, invasões e destruição.
Será aí que as mulheres e os homens do 1º BIMec (R) FND/KFOR poderão transmitir os valores já assimilados pelas suas consciências.
É nestas missões que o soldado português pode mostrar realmente o que vale, não pela força das armas, mas pela força da honra que os leva a envergar a farda.
Todos aqueles que integram esta força vão poder provar a alegria de se sentirem úteis na construção de uma sociedade mais justa, onde a Honra e Dignidade do ser humano possa ser respeitada.
As armas serão instrumentos de paz; servirão para converter os rostos sulcados pela dor em faces iluminadas pelos sorrisos.
Pedimos ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima e Senhora do Monte, a graça de podemos dizer ao regressarmos:
“Contribuímos para a paz naquele país;
ajudamos na construção de novas mentalidades;
fomos preparar os caminhos para que o Senhor da Justiça
possa chegar aos corações de todos aqueles com quem convivemos.”
A alegria daquele povo será a nossa própria alegria e o cumprimento pleno da nossa missão: “POR ÚNICO MÓBIL A HONRA E A DIGNIDADE”.
P. Fernando Monteiro