A costumada partilha de bens realizada durante a quaresma, no Ordinariato, tem uma finalidade concreta: ajuda fraterna aos mais carentes.

Como refere a mensagem do senhor bispo para a quaresma, escutados os capelães e outras estruturas de participação, foi decidido que 25% dos fundos recolhidos fiquem na Capelania Mor para ajudar algum caso grave que surja ao longo do ano e os outros 75% sejam enviados para Moçambique por intermédio da AFIM, Ajuda Fraterna à Ilha de Moçambique, instituição de solidariedade e desenvolvimento criada por um capelão militar e que tem fundamentalmente militares nos seus órgãos sociais (www.afimportugal.org). Esta meritória associação possui as seguintes valências: um lar para os mais pobres, nove “escolinhas”, centro de encaminhamento (e pagamento) em caso de cirurgias urgentes, apoio social directo de alimentação e vestuário, apoio a estudantes e universitários e formação de professores.

Cada capelania escolherá o método e a altura de recolher as ofertas. Na Capelania Mor, aceitam-se ofertas –e agradecem-se!- em qualquer altura: ou entregues em mão ou depositadas na conta nº PT50 0035 0716 00001128300 68. Neste caso, deve ficar bem claro que se trata de uma oferta de partilha quaresmal.