O tradicional encontro de casais, promovido pela Pastoral Familiar do Ordinariato, aconteceu no passado dia 6 de Março.
Quase meia centena de casais, provenientes de todos os Ramos/Forças de Segurança, reuniram nas instalações da Força Aérea, em Monsanto, para fazer o habitual: rezar, reflectir e conviver. Foi uma jornada bela que, a julgar pelos vários testemunhos, a todos deixou contentes e felizes.
Após as boas-vindas e a oração da manhã, o Casal Pereira, da Pastoral Familiar da Diocese de Setúbal, apresentou o tema de reflexão a partir do seu próprio testemunho de vida. Mostrou que o processo de adesão à fé nem sempre se faz em linha recta e vincou a necessidade de, nas várias situações da vida, incluir a misericórdia como valor básico da convivência familiar.
Porém, grande parte da intervenção situou-se na experiência de ter um filho seminarista. Por sinal, o filho único do casal. E como da «estranheza» da notícia se passa a uma alegria indescritível.
Na homilia da Missa, D. Manuel Linda aplicou à família o típico da misericórdia, segundo os Papas Francisco e São João Paulo II: relação inter-pessoal; especial timbre do amor que leva a dirigir-se à outra parte não pela sua correspondência à simpatia demonstrada, mas como amor que tudo desculpa, envolve e promove; desejo ardente de vida em comum, como espaço da liberdade e da felicidade.
Bom seria que estes encontros fossem cada vez mais participados, particularmente por jovens casais.