D. Rui Valério presidiu hoje, 20 de março, à Eucaristia, no segundo dia de caminhada dos cerca de 200 militares participantes na XIII Peregrinação Militar a pé a Fátima.
A Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Santarém, acolheu os peregrinos para este momento de reflexão.
Na sua homilia, o prelado, partindo de Jeremias e da atitude da mãe dos filhos de Zebedeu, referiu que «só a Deus contamos o que não dizemos a mais ninguém. Jeremias, o profeta que se sentiu traído pelos amigos, só ao Senhor expressou a sua desilusão; quanto à mãe dos filhos de Zebedeu, só a Jesus ousou falar sobre o sonho que acalentava para eles.»
Ainda com base no exemplo desta mulher, que foi descarada a ponto de fazer aquele pedido tão ousado, D. Rui referiu que para quem é peregrino e que traz em si gritos, lamentos que não ousa comunicar e revelar a mais ninguém, então Deus está sempre com os ouvidos do coração para nos escutar, porque só a Ele nós contamos o que não confiamos a mais ninguém.
«A partir do exemplo daquela mãe que não “teve vergonha” de fazer um pedido tão interesseiro pelos filhos, também não devemos ter medo de pedir, pois o próprio Jesus nos disse “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á; Porque quem pede recebe, quem busca encontra e a quem bate abrir-se-lhe-á.”(Lc11, 9-10)», concluía.
Na Celebração estiveram presentes o Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado da GNR, Brigadeiro-General Fonseca Lopes, o Segundo Comandante, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Manuel Frazão e o Pessoal da Direção Técnica da Instituição que ofereceu e serviu o jantar a todos os peregrinos, nas suas instalações.
A pernoita vai ser na sede dos Bombeiros Voluntários de Pernes de onde, amanhã, vão iniciar o terceiro dia desta iniciativa da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.