A 28 de Maio, decorreu a I Peregrinação Nacional dos Antigos Combatentes, a Fátima, organizada pela respectiva Liga.
Cumpriu-se o programa delineado que teve o seu ponto mais alto na Missa das 12h30, na basílica da Santíssima Trindade.
Presidiu o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança. Na homilia, comentando o Evangelho do dia que contava uma cura efectuada por Jesus a pedido de um militar, um Centurião romano, afirmou: “O Evangelho regista o caso de dois militares, por sinal, estrangeiros, que professam a fé em Jesus Cristo no mais alto grau. Um é precisamente este que nos aparece hoje e que arranca a Jesus este desabafo: «Em verdade vos digo: em ninguém de Israel encontrei tão grande fé!». O outro é o que foi mandatado para executar Jesus, no Calvário. A primeira confissão de fé é precisamente dele: «Na verdade, este Homem é Filho de Deus». Eis pois, caros antigos militares, algo que vos deve identificar: professar uma fortíssima fé em Jesus Cristo e ajudar o nosso mundo a proclamá-l’O como «o Senhor», o único salvador”.
D. Manuel Linda desafiou, também, os antigos combatentes a, de futuro, associarem-se à Peregrinação Militar Nacional a Fátima, na certeza de que os actuais militares prezam os que os antecederam e estes sentirão contentamento ao integrarem-se num ambiente que foi o seu.
Associaram-se a esta Peregrinação alguns milhares de pessoas: familiares de antigos combatentes; Associações congéneres, concretamente uma da Galiza; grupos de combatentes congregados pelas subunidades em que estiveram integrados; simpatizantes, etc. Os cânticos litúrgicos estiveram a cargo de um grupo coral da Batalha.