Capa

Dom José do Patrocínio Dias. O homem, o militar e o bispo restaurador da Diocese de Beja“, é o título de um profundo estudo sobre esta figura-charneira da relação Igreja-Estado.

O P. Luís Miguel Taborda Fernandes, sacerdote da Diocese de Beja, acaba de publicar a sua tese de Mestrado Integrado em Teologia sobre aquele que foi o capelão-chefe do Corpo Expedicionário Português, em França. Tem a chancela da «Tenacitas».

Trata-se de um trabalho avaliado desta forma pelo ilustre historiador e constitucionalista, António Araújo: “Estamos perante um livro de elevadíssima qualidade, historiográfica e narrativa. Doravante, será impossível reconstruir os espinhosos caminhos da Igreja portuguesa na primeira metade do século XX sem nos determos nesta biografia do grande prelado de Beja“.

Ao P. Luís Miguel Taborda deve este Ordinariato a sua preciosa colaboração para o êxito da exposição realizada no Instituto dos Pupilos do Exército, em 2014, para assinalar o centenário da I Grande Guerra. A exposição contou, quase em exclusivo, com o espólio de D. José do patrocínio Dias, o “Bispo-soldado”.