Ontem, 6 de Novembro, celebrou-se a Memória de São Nuno de Santa Maria, patrono da Infantaria portuguesa.

D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, presidiu a uma Celebração Eucarística na Igreja do Santo Condestável, em Campo de Ourique.

Na sua homilia frisou três dimensões do Santo que o tornam profundamente atual: o Militar, o Santo e o Profeta.

Militar, pela sua atitude de Serviço, o apego à “terra que o viu nascer” e a capacidade de liderança, que o levava a participar dos sofrimentos e angústias dos seus soldados.

Santo, porque vivia em profunda união com Cristo, que o conduzia a uma vida de total conformidade a Ele – amor aos pobres, entendendo a pobreza não apenas como uma condição social, mas também como o próprio sacramento de Jesus Cristo.

Profeta, por ser um homem que acreditava num mundo perfeito – não apenas denunciava as desigualdades e injustiças, mas, com a sua ação de caridade, contribuia decisivamente para a criação desse mundo cada vez melhor, mais justo, mais fraterno.

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas fez-se representar nesta cerimónia onde também estiveram presentes outras Altas Entidades entre muitos civis que quiseram honrar a memória deste Santo português.