Como anunciado noutra notícia, o capelão do Regimento de Infantaria Nº 10, de Aveiro, leu duas pequenas saudações a Nossa Senhora que, com gosto, aqui se transcrevem.
Oração
Santa Mãe de Jesus,
num mundo enegrecido pelas trevas, pelo ódio e pela guerra, apareceste em Fátima, mais brilhante que o sol, para iluminar os corações simples dos três Pastorinhos e por eles serdes luz, conforto e esperança para todos os homens..
Refúgio dos pecadores, Mãe do amor mais puro, nesta hora em que visitais o nosso Regimento de Infantaria N10, entrai nas nossas gloriosas Forças Armadas, chamadas a descobrir sempre novos caminhos, na defesa de todos, na luta e no compromisso pela paz.
Entrai nas nossas famílias, tornai-as escolas de amor e humanidade.
Entrai nos nossos corações e libertai-os da opressão dos afetos desordenados que escravizam.
Entrai na nossa Capela Militar, na nossa Diocese Castrense e tornai-a casa e escola de comunhão, onde o Vosso Filho Jesus, seja escutado, amado e imitado.
Renovai em todos nós, numa atitude de conversão, o serviço ao próximo e a defesa da justiça e da paz.
Ámen.
——————————–
Agradecimento
Nesta imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, por todos os lugares do mundo, podemos receber e acolher as bênçãos do Céu.
A Mãe de Nosso Senhor vem até nós!
Somos continuadores de grandes e ilustres santos militares, que colocaram em Ti toda a confiança e proteção: D. João IV, que consagrou Portugal à Imagem da Imaculada Conceição e lhe entregou a sua coroa. Santo Nuno Alvares Pereira, que em todas as batalhas por defender os valores da Pátria que somos, se consagrou a Ti, São João de Deus que te imitou no serviço aos mais pobres e doentes…
Temos por nossa padroeira da Catedral da Memória, sob o título de Nossa Senhora do Livramento, temos por padroeira dos militares da GNR, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, temos por padroeira dos nossos Hospitais Militares, sob o título de Nossa Senhora da Saúde e por padroeira da Força Aérea, Nossa Senhora do Ar que aqui veneramos.
Como disse o Sr. Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas, “quase nada do que houve de portador de futuro, de esperança, de sonho foi realizado em Portugal sem o contributo das Forças Armadas” e eu acrescentaria, sem a proteção e a bênção da Mãe de Jesus e nossa Mãe.
Hoje de um modo especial pedimos a Tua proteção e presença para o Batalhão que hoje mesmo começou a partir para o Kosovo.
Para manifestar toda a nossa devoção, carinho e amor, colocamos aos teus pés este ramo de flores, que nasceu e cresceu na nossa Unidade de S. Jacinto.