PFER3

No propósito de dotar todas as Unidades da Força Aérea de uma imagem da sua Padroeira, Nossa Senhora do Ar, chegou, agora, a vez da ER2.

 

Em Paços de Ferreira

Nossa Senhora do Ar entronizada na ER2

 

O dia litúrgico da Padroeira da Força Aérea Portuguesa celebra-se a 15 de Janeiro, pois foi nessa data que o «bom» Papa João XXIII, agora, São João XXIII, declarou Nossa Senhora do Ar Patrona da FAP. E todos os anos tem sido celebrada numa Unidade da Força Aérea. Porque ainda não existia aí uma imagem da Senhora do Ar, este ano, fez-se a celebração na Estação de Radar Nº 2, em Paços de Ferreira, a Unidade da FAP mais a norte do País.

A cerimónia começou com um momento de oração e bênção da imagem no santuário de Nossa Senhora do Pilar, mesmo ao lado da ER2. Presidiu D. Manuel Linda que, em breves palavras, falou da Senhora como Mãe que nos sustenta nos seus braços, mas também como orientação que nos apela à descolagem da terra para o Céu, do mero materialismo de vida para os valores religiosos.

De seguida, num andor transportado pelos militares, enquanto se entoavam cânticos e orações, a imagem chegou à Unidade. O Capelão-chefe da Força Aérea, P. Joaquim Martins, retirou a imagem do andor e ofereceu-a ao Comandante Aéreo, Gen Manuel Teixeira Rolo que, por sua vez, a confiou ao Comandante da ER2, Maj Pedro Ferreira Pimentel. Foi o Comandante e os seus homens que a foram entronizar numa janela da torre outrora usada para suporte do primitivo radar, mesmo em frente da porta de armas.

PFER2

Foi uma cerimónia simples, mas muito sentida e emotivamente vivida.

Para além das entidades referidas, estava presente a Guarnição desta ER2 e vários familiares, os capelães em serviço na Força Aérea e, a nível local, o Pároco, um Vereador Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Paços de Ferreira.

PFer1