Na manhã do dia 6 de novembro, quarta-feira, o Bispo da Diocese de Santarém, D. José Augusto Traquina Maria, visitou o Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana.
Após a receção pelo Comandante da Unidade, Coronel Paulo Silvério, pelo Capelão Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da GNR, P. Agostinho Freitas, e por um representante de cada categoria profissional, decorreu uma excelente exposição, feita pelo Comandante da Unidade, sobre a Guarda Nacional Republicana, com especial incidência sobre o que diz respeito à sua Unidade ribatejana.
Seguiu-se um período de perguntas, muito bem aproveitado pelo Prelado de Santarém, que detém a presidência da Comissão da Pastoral Social e Mobilidade humana, do âmbito da Conferência Episcopal Portuguesa, para se inteirar da realidade social escalabitana pela ótica do Comandante do Comando Territorial de Santarém, que resulta do exercício da missão da Guarda e do desafio de ser “humana, próxima e de confiança”.
No salão nobre da Unidade, D. José Traquina teve oportunidade de se dirigir a um número vasto de militares da Unidade. Falou da realidade da sua Diocese, felicitou os militares pelo magnífico trabalho realizado e desafiou-os a fazer chegar às comunidades paroquiais o conhecimento de situações sociais de penúria, das quais têm conhecimento pela sua atividade operacional de proximidade, “porque os católicos têm obrigações de solidariedade”, afirmava.
Seguiu-se a cerimónia de bênção de três viaturas para o serviço operacional da Unidade.
A visita terminou com a assinatura do Livro de Honra do Comando Territorial de Santarém.