Beja1

O Bispo das Forças Armadas e de Segurança visitou os seus fiéis que trabalham em Beja: I1, GNR, PSP e uma delegação da BA11.

No dia 31 de Maio, D. Manuel Linda visitou o Regimento de Infantaria N.º 1 (RI1). Fez-se acompanhar pelo Vigário-Geral Castrense, Capitão de Mar e Guerra José Ilídio Costa, e pelo Capelão Adjunto para a Força Aérea, Coronel SAR Joaquim Martins.
Recebido pelo Comandante do RI1, Cor Inf Sérgio Augusto Valente Marques, com honras militares, à entrada na Porta de Armas, dirigiu-se para a Biblioteca do Regimento, para apresentação de cumprimentos por parte dos Oficiais, Sargentos e uma delegação de Praças e Funcionários Civis que servem no Regimento.De seguida, visitou algumas estruturas do Regimento e falou aos militares que tinham terminado o 2º Curso de Formação de Praças do Exército e iriam ser receber guia de marcha para se apresentarem nas novas Unidades de destino.
No final da manhã, na bela capela do Regimento, celebrou a Eucaristia, baptizou dois militares e confirmou mais quatro. Na homilia, referiu o dia litúrgico da visita de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel e afirmou: “Quem recebe Cristo, como Nossa Senhora, não pode guardá-lo exclusivamente para si, mas sente necessidade de O levar aos outros. Sempre com uma imensa simpatia, carinho, generosidade e vontade de colaborar. Caros militares e, muito mais, vós os que, agora mesmo, ides ser baptizados ou crismados, ser cristão não é apenas coleccionar carimbos na cédula da vida cristã, como quem colecciona anotações no boletim de vacinas. Ser cristão, é viver com Cristo, tal como Nossa Senhora, e levá-l’O aos outros“.
Após o almoço no Rancho Geral, seguiu-se a assinatura do Livro de Honra do Regimento e entrega de lembranças. Por amabilidade e simpatia, participou em toda esta jornada o Comandante da vizinha Base Aérea Nº 11, COR José Fernando Alves Gaspar, Base que o senhor Bispo já tinha visitado.
Beja2
Após saída da Unidade, D. Manuel Linda e comitiva dirigiu-se para o Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana, onde foi recebido pelo Comandante, COR Joaquim Figueiredo, seu Estado-Maior e Comandantes de Destacamentos Territoriais e Postos. Após um muito instrutivo breefing sobre a actividade da Guarda no Baixo Alentejo, D. Manuel Linda agradeceu e dirigiu palavras de incentivo e forte apreço pelo meritório trabalho da Guarda, verdadeiros “anjos da paz” junto da população que reclama e tem direito à segurança das suas pessoas e bens. Referiu, também, a sua mágoa por não poder dispor de mais capelães para a Guarda, como tantas vezes lhe pedem. Nesta recepção, marcou também presença o Capelão Adjunto para a GNR, COR P. Agostinho Freitas.
Finalmente, após cumprimentos de todos os efectivos presentes, dirigiu-se ao Comando Distrital da vizinha Polícia de segurança Pública. Também aí, após breve saudação do Segundo Comandante, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança fez questão de dizer da sua simpatia e admiração pelo trabalho de proximidade da Polícia e garantiu-lhes a sua incondicional solidariedade, mesmo quando alguns sectores, incluindo uma comunicação social especulativa, mais se esforça por denegrir do que valorizar o seu imenso contributo para a causa da paz e da e da liberdade. E fez questão de cumprimentar todos e cada um dos participantes, representantes dos vários sectores da PSP do Baixo Alentejo.
Beja4