Visita Pastoral ao Regimento de Artilharia Nº 5, de Vendas Novas
A 4 de Fevereiro, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança realizou a visita pastoral ao Regimento de Artilharia Nº 5, de Vendas Novas. Recebido com honras militares pelo seu Comandante, COR João Luís Silveira, e pelo seu Estado-Maior, foi-lhe proporcionado um contacto próximo e afectivo com as pessoas e equipamentos que constituem este RA5: cumprimentos por parte de uma delegação de Oficiais, Sargentos, Praças e Civis; briefing de apresentação da Unidade; visita às instalações, sem omitir a «Capela Real» e o campo de tiro; contactos com os sistemas operacionais; convívio com os efectivos, quer no aperitivo antes do almoço, quer neste, etc.
Mas o momento simbólico foi o «baptismo de fogo» de D. Manuel Linda, convidado a disparar um obus usado nas salvas às entidades e momentos celebrativos, adquirindo, assim, o título de “ARTILHEIRO HONORÁRIO”.
No final do almoço, no grande e simpático auditório, o senhor bispo usou da palavra para agradecer a imensa simpatia que o Regimento lhe dedicou e, fundamentalmente, para apresentar as razões éticas que justificam a condição militar: a salvaguarda da paz, da liberdade e da ordem social, particularmente urgente neste tempo de fortes convulsões internacionais.
D. Manuel procurou corresponder à extrema gentileza com semelhante amabilidade, na certeza de que, hoje, compreende melhor que nunca a expressão de São Paulo: “Fiz-me tudo para todos”. É que não se concebe uma assistência religiosa em que não se verifique uma forte empatia com aqueles que se servem. Mas, precisamente porque D. Manuel se fez artilheiro no meio dos artilheiros, pode dizer-se que esse dia marca um ponto alto na relação do bispo com os militares que lhe estão confiados religiosamente.