No passado dia 6 de fevereiro, D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, realizou uma Visita Pastoral ao Regimento de Cavalaria nº 3, em Estremoz.
Foi recebido à Porta de Armas pelo Comandante do Regimento, Cor Cav Jorge Pedro, estando presentes o 2º Comandante, o Sargento Mor e o P. Jorge Matos.
Após ter recebido as Honras Militares por parte da Guarda de Polícia e Oficial de Dia à Unidade, seguiram-se os cumprimentos por parte do Comando do RC3, um briefing sobre a Unidade e a sua Missão dentro da Estrutura do Exército, uma pequena palestra na Parada para os Militares e Civis, a celebração de uma Eucaristia na Capela da Unidade, um almoço convívio na Messe de Sargentos, uma visita demorada ao Aquartelamento, terminando com a assinatura do Livro de Honra e as despedidas regulamentares.
No briefing teve ocasião de verificar a importância que esta Unidade tem dentro da Estrutura do Exército, os meios materiais que tem ao dispor para o cumprimento da Missão, mas também a escassez de meios humanos de que também sofre, pelo reduzido número de Praças que existe atualmente.
Na Palestra que proferiu aos Militares e Civis da Unidade, teve ocasião de recordar a importância que hoje tem o “ser Militar”, a vivência dos Valores Militares e a necessidade de haver Forças Armadas em Portugal, contrariamente ao que muitos pensam. Portugal tem-se afirmado internacionalmente através da presença e da ação corajosa das Tropas Portuguesas nos vários Teatros de Operações, alguns com dificuldades acrescidas, em favor da Paz e da estabilidade de muitas Nações. Apelou ao contributo que cada um pode dar, enquanto Militares, na defesa dos Valores e da Pátria de todos nós.
Concelebrou na Eucaristia o Cónego Fernando Afonso, Pároco das Paróquias de Santo André e de Santa Maria, em Estremoz, bem como o P. Jorge Matos, capelão da Unidade.