O Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 em Queluz recebeu ontem, 15 de março, os sacerdotes que estão a frequentar o XLV Curso de Capelães Militares. São eles o pe. Micael Danilo Brito da Silva, da Diocese do Porto, e o pe. José Joaquim Mendes da Costa, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, Dehoniano.

Foram recebidos pelo Comandante, Coronel de Artilharia Mariano Alves que, num breve briefing, os elucidou sobre a História, Orgânica, Missão e Atividades desenvolvidas por aquela Unidade Militar.

Acompanhados pelo Capelão Adjunto para o Exército, pe. António Loureiro, pelo SCh de Artilharia Maia, do Centro de Assistência Religiosa do Exército (CARE), pelo capelão da Unidade, pe. Fernando Monteiro, e pelo SCh de Artilharia Abílio Correia os dois formandos iniciaram depois a sua visita às instalações do RAAA1, começando pela Capela, Sala de Troféus e Sala de Honra.

O XLV Curso para Capelães Militares teve início, dia 01 de março, na Academia Militar, Amadora, e termina amanhã, dia 17 deste mesmo mês. 

Com duração de três semanas e no mais rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária, foi um tempo onde se conjugou formação própria do universo militar com formação canónica e teológica específicas. Foram igualmente ministradas disciplinas da área das ciências sociais. Na Diretiva para este Curso, exarada pelas Forças Armadas, pode ler-se que a sua finalidade é “desenvolver nos formandos os conhecimentos e as competências nucleares para um desempenho de excelência das funções de apoio pastoral e espiritual nas Forças Armadas e Forças de Segurança.”

Na continuidade de uma honrosa e sólida tradição, o Curso visa munir os formandos de competências próprias para a desafiante faina da evangelização dentro de um contexto muito específico, mas que se reveste de enorme complexidade.