Teve hoje início, dia 01 de março, o XLV Curso para Capelães Militares, na Academia Militar, Amadora, e prolongar-se-á até dia 17 deste mesmo mês.
Frequentado pelos sacerdotes Micael Danilo Brito da Silva, da Diocese do Porto, e José Joaquim Mendes da Costa, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, Dehoniano. É Diretor o TCor Capelão António Rodrigues Borges da Silva.
Com duração de três semanas e no mais rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária, será um tempo onde se conjuga formação própria do universo militar com formação canónica e teológica específicas. Serão igualmente ministradas disciplinas da área das ciências sociais. Na Diretiva para este Curso, exarada pelas Forças Armadas, pode ler-se que a sua finalidade é “desenvolver nos formandos os conhecimentos e as competências nucleares para um desempenho de excelência das funções de apoio pastoral e espiritual nas Forças Armadas e Forças de Segurança.”
Na continuidade de uma honrosa e sólida tradição, o Curso visa munir estes dois ilustres presbíteros de competências próprias para a desafiante faina da evangelização dentro de um contexto muito específico, mas que se reveste de enorme complexidade. De facto, o múnus de capelão, que será exercido junto dos Militares, terá de ter em conta que estes são homens e mulheres que, para a defesa e salvaguarda da paz, são chamados a atuar em contextos díspares: por vezes, na tranquilidade, mas também em cenários de alto nível de adversidade, como é o caso das diversas Frentes Nacionais Destacadas, como por exemplo na RCA, no Mali, ou Afeganistão… E o Capelão, por inerência e vocação, está presente, sempre e em todo o lado.