Hoje tive a graça de concelebrar no Santuário de Fátima, na 10.ª Peregrinação da Bênção dos Capacetes. Milhares de motociclistas vindos de todo o país e do estrangeiro, reuniram-se junto da Mãe, para receber a bênção dos seus capacetes como sinal de compromisso com a vida, a fraternidade e a responsabilidade na estrada.

A estrada não pode ser campo de batalha; deve ser caminho de encontro, de respeito e de paz. Cada capacete recordará que proteger a vida é sempre um ato de amor. Como lembrou o Senhor Patriarca, sejamos “motociclistas de Deus”, levando para o asfalto a consciência de que cada curva pode ser confiança, cada travagem responsabilidade, cada chegada gratidão.

Desejo ainda manifestar uma palavra de sincero apreço e gratidão a todos os militares e polícias que, em grande número, participaram nesta peregrinação e aos que garantiram a segurança e testemunhando, uma vez mais, o seu espírito de serviço.

Que Nossa Senhora de Fátima nos ajude a respeitar sempre o código da estrada como expressão de amor, para que a liberdade de conduzir seja também a liberdade de viver plenamente e de cuidar dos outros.

† Sérgio Dinis
Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança