A 61ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes teve hoje a sua Cerimónia de Abertura na Basílica de S. Pio X. Nela estiveram presentes os peregrinos portugueses.

Foi Mgr Antoine de Romanet de Beaune, Bispo das Forças Armadas Francesas, que presidiu a esta primeira Grande Celebração, que juntou as comitivas dos mais de 50 países presentes – é um momento único em que as cores das Bandeiras Nacionais e das Fardas se fundem nesta vontade de construir um mundo melhor sob a coluna da Paz, Paz de Cristo, que o Bispo francês pediu que os peregrinos partilhassem num grande Abraço Fraternal. Após este momento foi lida a Mensagem do Papa para esta 61ª PMI.

‘Procura a Paz e encontrá-la-ás’ é o lema desta 61ª PMI a Lourdes que conta com a presença do Almirante Luís Carlos de Sousa Pereira, Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Policia Marítima, em representação do Ministro da Defesa de Portugal.

D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, e 8 Capelães Militares acompanham os peregrinos.

A Escola Naval, a Academia Militar e a Academia da Força Aérea também se fizeram representar com um número significativo de cadetes.

A Animação Litúrgica das Cerimónias Nacionais cabe este ano ao Grupo Dixieland da Banda da Armada.