A 65.ª Peregrinação Militar Internacional (PMI) a Lourdes teve o seu início solene nesta sexta-feira, 16 de maio, na Basílica de São Pio X, no Santuário de Lourdes, reunindo militares e peregrinos de diversas nacionalidades sob o tema “Militares, Peregrinos da Esperança”.

A cerimónia começou com a entrada das bandas militares e dos estandartes, seguida do acolhimento da luz do acampamento e da bênção do Círio da 65.ª PMI. Num ambiente de profunda espiritualidade, os presentes receberam em silêncio a imagem da Virgem Maria, unindo-se em oração com Nossa Senhora e Santa Bernadette.

O Bispo das Forças Armadas Francesas, D. Antoine de Romanet, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a luz como símbolo da paz e incentivando todos a serem transmissores dessa paz no mundo. Após o acender do círio, foi oficialmente declarada aberta a 65.ª edição desta peregrinação.

Oração Universal pela Paz e Esperança

Os militares e peregrinos presentes uniram-se na oração do Pai-Nosso e foram convidados a associar-se à mensagem do Papa e à oração oficial da 65.ª PMI 2025. Os textos refletiram o compromisso dos soldados em serem testemunhas corajosas do amor de Deus, ao serviço da liberdade, justiça e fraternidade.

Destaque para os momentos em que se pediu:
– Que Cristo ilumine as trevas do sofrimento humano, tornando os peregrinos portadores incansáveis de esperança.
– Que a água de Lourdes simbolize a reconciliação, levando paz e perdão a um mundo marcado pela divisão.
– Que os doentes e feridos encontrem consolo, sendo acompanhados com gestos concretos de misericórdia.

A cerimónia encerrou com uma bênção final e um desfile festivo das bandas militares e estandartes, celebrando a fé e a esperança que unem estes peregrinos vindos de todo o mundo.

Um Encontro que Renova a Fé

Até domingo, os participantes viverão momentos de oração, procissões e gestos de caridade, reforçando o seu compromisso como soldados de Cristo e construtores de um mundo mais justo e pacífico.

Entre os participantes, marcam presença cerca de 150 peregrinos portugueses, distribuídos por três autocarros que partiram do Estado-Maior da Força Aérea, transportando militares das várias forças nacionais. A estes junta-se um autocarro da Academia Militar, com militares da Marinha, Exército, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e civis, além de um autocarro proveniente de Chaves.

Este ano, a Marinha Portuguesa assume a responsabilidade pela representação nacional, integrando-se num movimento que remonta a 1958, mas cujas origens se encontram num gesto de fraternidade pós-Segunda Guerra Mundial. O Contra-Almirante Carlos Osvaldo Rodrigues Campos, Comandante da Escola Naval, é a Alta Entidade que acompanha a Delegação Portuguesa.

D. Sérgio Dinis, Bispo do Ordinariato Castrense de Portugal, juntamente com oito Capelães Militares, acompanham a Delegação Portuguesa nesta 65.ª PMI a Lourdes.