A Guarda Nacional Republicana, conforme a tradição, homenageou a sua Padroeira, Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de julho de 2018.
Pelas 10H00 o andor da Padroeira saiu do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana, antigo Convento do Carmo, Lisboa, sendo-Lhe prestadas honras militares. Depois de realizado um breve percurso processional no Chiado, foi celebrada a Missa nas Ruinas do Carmo, antiga Igreja do antigo Convento do Carmo.
Participou nesta cerimónia, que foi presidida por D. Nuno Brás da Silva Martins, Bispo Auxiliar de Lisboa, o General Comandante Geral, altas entidades civis convidadas, Oficiais Generais, Comandantes das unidades de Lisboa, Diretores, Chefes de Serviço, Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis da Guarda Nacional Republicana e dezenas de outras pessoas civis, especialmente pertencentes à Ordem Terceira do Carmo, sedeada no Largo do Carmo, Ordem secular que se associou à Guarda nesta homenagem.
Estiveram presentes os estandartes das unidades da Guarda aquarteladas na área de Lisboa, a charanga a cavalo encabeçou o cortejo processional tocando músicas litúrgicas, o coro da Guarda teve a seu cargo a animação Litúrgica, a Fanfarra tocou o toque de continência no regresso da imagem da Padroeira ao Comando Geral e os toques de continência e de Homenagem aos Mortos na Celebração Eucarística.