D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, deslocou-se à Guiné-Bissau entre os dias 17 e 19 de maio, no âmbito do projeto «Ajuda Militar Solidária»

Promovido pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, este projeto visa incrementar a cooperação solidária entre as Forças Armadas de Portugal e as Forças Armadas da Guiné, ao nível da Instrução, da Formação e Ensino, e Sanitário.

Foi nesse âmbito que surgiu a iniciativa da recolha de livros e manuais escolares, levada a cabo nos três Ramos das Forças Armadas, mas que, bem depressa, também envolveu as comunidades locais escolares, autárquicas, empresariais e outras. O volume da recolha foi de tal ordem que, imediatamente, se percebeu que a solidariedade se poderia estender a múltiplos Centros de ensino da Guiné. Precisamente nesse contexto se insere esta visita do Responsável pelo Ordinariato Castrense de Portugal.

Da agenda, constou a audiência e apresentação de cumprimentos a diversas entidades, nomeadamente ao Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, audiência e apresentação de cumprimentos ao Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, visita e audiência com o Bispo de Bissau, D. José Lampre, a quem o D. Rui ofereceu uma imagem de Nossa Senhora, em homenagem a todos os portugueses que alcançaram aquelas terras benditas. Foram ainda realizados encontros com responsáveis escolares (Diretores e Coordenadores escolares…).

Quanto às Escolas visitadas, e que irão receber alguns dos livros e manuais recolhidos, nomeiam-se ambos os polos da “Escola 23 de janeiro”, a “Escola Diocesana “João XXIII”, a “Escola dos Franciscanos”, a “Escola da Marinha” e também o laboratório do Hospital Pediátrico Diocesano de São José.

Momento importante foi a visita ao Cemitério de Bissau, onde estão sepultados soldados portugueses, que tombaram no Campo da Honra na Guiné, aos quais foram prestadas silenciosas, mas muito sentidas homenagens acompanhadas de ardente oração.

A visita concluiu-se com um ato de reconhecimento à solidariedade das Forças Armadas de Portugal.