No âmbito das Comemorações do 17.º Aniversário da Brigada de Intervenção (BrigInt), decorreu nos dias 28, 29 e 30 de junho uma peregrinação militar a pé a Fátima.
Participaram nesta peregrinação 27 Militares (07 do Cmd/BrigInt, 05 UnAp/BrigInt e 15 do RI14), 5 Civis e duas socorristas do Centro de Saúde Militar de Coimbra, que apoiaram a peregrinação durante todas as etapas.
É de referir a participação do Exmo Comandante da BrigInt, Brigadeiro-General Nuno Manuel Mendes Farinha e do Capelão do QG/BrigInt, Aspirante Rodolfo Albuquerque.
Por forma a cumprir os três dias estipulados, bem como a segurança de todos os participantes nesta peregrinação, foram tidos em consideração os itinerários em condições de segurança e aprazíveis até ao Santuário de Fátima, evitando as estradas de grande circulação automóvel, em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais, proporcionando, desta forma, uma verdadeira vivência religiosa, com grande interesse cultural e paisagístico que se articulou com outros itinerários de âmbito nacional.
Esta peregrinação foi realizada em três etapas com um total de 98 Km percorridos em que:
1ª Etapa – dia 28Jun23 – saída às 05h00 em frente ao QG/BrigInt e chegada ao albergue dos peregrinos em Alvorge às 17h00 (38Km);
2ª Etapa – dia 29Jun23 – saída às 03h30 do albergue em Alvorge e chegada ao Regimento de Artilharia N.º 4 (RA4) às 16h00 (38Km);
3ª Etapa – dia 30Jun23 – saída às 04h00 do RA4 e chegada ao Santuário de Fátima às 10h00 (22Km).
Este percurso cansativo foi compensado com a experiência fantástica e aliviado pela expectativa da chegada ao Santuário.
A Peregrinação terminou com a participação na Eucaristia na Capelinha das Aparições, concelebrada pelo Capelão da BrigInt.