Entre os dias 20 e 24 de janeiro, realizou-se na casa de retiros Domus Carmeli, em Fátima, o Retiro Anual de Capelães, que reuniu capelães das Forças Armadas e das Forças de Segurança num ambiente propício à oração, reflexão e partilha espiritual. O retiro foi orientado pelo Padre Filipe Santos, Diretor Espiritual do Seminário de Caparide, do Patriarcado de Lisboa, que guiou os participantes numa profunda meditação baseada no livro bíblico do Cântico dos Cânticos. As reflexões centraram-se no amor de Deus, na união espiritual com Cristo e na vocação de serviço pastoral dos capelães.

No último dia do retiro, os capelães tiveram a oportunidade especial de se encontrar com o Bispo Eleito, D. Sérgio Dinis. Este momento foi marcado por uma conversa fraterna e pela partilha de experiências pastorais, onde D. Sérgio, que será ordenado bispo no próximo domingo, 26 de janeiro, na Diocese de Vila Real, expressou a sua gratidão pelo acolhimento e partilhou as suas expectativas para o início do seu ministério episcopal.

O retiro culminou com uma Celebração Eucarística, durante a qual os capelães renovaram o seu compromisso de fé e serviço. Fortalecidos pela experiência espiritual e inspirados pela presença do futuro bispo, os capelães reafirmaram a sua missão. A comunhão vivida ao longo destes dias em Fátima reforça o papel dos capelães como instrumentos da misericórdia e do amor de Deusnos diversos locais onde exercem a sua pastoral, sublinhando a importância do apoio espiritual que oferecem a todos os que servem nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança e às suas famílias.