Esta segunda-feira, dia 17 de novembro, o Capelão Adjunto para a Polícia de Segurança Pública (PSP), Pe. Luís Leal, em representação do Ordinariato Castrense de Portugal, esteve em Roma para uma Audiência Privada com o Papa Leão XIV.

O Capelão encontra-se a participar no Corso Internazionale di Aggiornamento per gli Incaricati Diocesani di Pastorale Liturgica (Curso Internacional de Atualização para Encarregados Diocesanos de Pastoral Litúrgica), organizado pelo Instituto de Santo Anselmo.

Na Audiência Privada, o Capelão Adjunto apresentou-se como de Portugal, da Diocese Castrense, e levou uma mensagem de fé:

“Disse que os militares e polícias de Portugal rezam por ele e pedi que ele rezasse por nós. Sorrindo, afirmou que reza por nós.”

O curso em Roma abrange diversas matérias sobre a responsabilidade das Comissões Diocesanas de Liturgia e conta com a presença de representantes de vários países.

De Portugal, estão presentes responsáveis das dioceses de Viana do Castelo, Guarda, Lisboa, Évora e do Ordinariato Castrense.

O Santo Padre dirigiu-se aos participantes, incentivando a formação litúrgica nas dioceses e paróquias. O Papa Leão XIV sublinhou a importância de:

• Investir na formação litúrgica, especialmente dos leitores.

• Incentivar a difusão da Liturgia das Horas.

• Dar atenção à “piedade popular”.

• Promover uma iniciação cristã e litúrgica que ajude os fiéis a compreender o mistério da fé através dos ritos e sinais.

O Papa relembrou que a liturgia deve ser a “expressão de uma comunidade que cuida de suas celebrações, as prepara, as vive em plenitude”.