O Padre Rodolfo Albuquerque, capelão militar português, está junto da 6.ª Força Nacional Destacada (FND) na Roménia, proporcionando um momento de espiritualidade e conforto aos militares portugueses em missão no Dia da Mãe.

Hoje, domingo, dia 4 de maio, III Domingo da Páscoa, foi celebrada uma Eucaristia Campal no Quartel UM01256 em Caracal, onde a força portuguesa está alojada. A celebração, que contou com a participação de cerca de 90 militares, foi animada por um pequeno coro formado para a ocasião, que ensaiou nos dias anteriores para assegurar uma vivência religiosa solene e harmoniosa.

A visita do Capelão à 6.ª FND, comandada pelo Major Daniel Gomes, reforça o apoio espiritual aos 200 militares portugueses envolvidos em exercícios e atividades de treino no Teatro de Operações da Roménia. Esta missão, integrada na operação “Enhanced Vigilance Activities” da NATO, visa reforçar a dissuasão e defesa da Aliança, bem como promover a interoperabilidade entre as forças aliadas num contexto multinacional.

A presença do Padre Rodolfo Albuquerque foi particularmente significativa neste Dia da Mãe, permitindo aos militares, longe das suas famílias, um momento de reflexão e oração. A celebração eucarística serviu não só para alimentar a fé, mas também para fortalecer o espírito de união e resiliência entre os militares em missão.

A assistência religiosa continua a ser um pilar essencial no apoio às tropas portuguesas destacadas no estrangeiro, garantindo-lhes conforto espiritual e emocional em cenários operacionais exigentes.