D. Rui Manuel Sousa Valério, Capelão Chefe e Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, visitou o Estabelecimento Prisional Militar, em Tomar, no dia 18 de Dezembro. Para além de querer estar com todos os que servem naquele Estabelecimento, a principal intenção foi visitar os reclusos numa época particularmente importante como é o Natal: estar próximo daqueles que, por variados motivos e devido a diversas circunstâncias, se encontram naquela situação, longe das suas famílias e do ambiente festivo que se vive nesta Quadra Natalícia.
Foi em ambiente festivo que presidiu à Celebração Eucarística para todos os militares, reclusos e convidados, uma oportunidade de vivenciar a alegria do Nascimento do Salvador e compreender o valor da Luz de Deus nas nossas vidas. Na homilia dirigiu a todos os presentes, palavras de conforto espiritual: O Menino que nasceu, é a verdadeira Luz do mundo para quem vive nas “trevas da vida”. A Luz veio e vem para dissipar essas trevas e mostrar a verdadeira realidade de um Deus Menino nascido para ser o libertador e salvador do homem e, também, mostrar que não devemos ter medo, receio, mas sobretudo confiança para manifestarmos ao mundo esta realidade salvadora.
A visita do Sr. Bispo, praticamente a primeira a uma Unidade do Exército, nesta data, foi uma presença amiga, que transmitiu uma palavra de esperança e consolo para os militares que trabalham nesta Unidade e para os reclusos que vivem os seus dias neste Estabelecimento.
No final da celebração, todos os reclusos tiveram a oportunidade de estar pessoalmente com o sr. Bispo e expressar as suas emoções. Foi um momento que serviu para valorizar a vida humana através da partilha da palavra e da amizade de quem reza por eles.
Antes do almoço convívio, o D. Rui Valério teve oportunidade de fazer uma visita ao interior daquele EPM, tendo manifestado o seu contentamento pelas excelentes condições que se procura proporcionar aos Reclusos
Ao terminar a visita, a sua palavra de gratidão e a sua manifestação de carinho pelo trabalho realizado por todos os que se dedicam a esta Unidade Militar, D. Rui Valério deixou registado no livro de Honra, estes valores para memória.
P. José Costa
Capelão do EPM